Continua após a publicidade
Linha defasada e opiniões políticas de Musk derrubam vendas da Tesla (Imagem: NVIDIA Corporation/Flickr)
As vendas de novos carros da Tesla (TSLA) na Suécia, Dinamarca e França caíram em julho pelo sétimo mês consecutivo, enquanto a montadora de veículos elétricos enfrenta uma reação negativa às opiniões políticas do CEO Elon Musk, desafios regulatórios e concorrência de marcas europeias e chinesas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A linha de veículos envelhecida da Tesla está enfrentando uma onda de concorrência de veículos elétricos de baixo custo, especialmente originários da China. A empresa está lançando uma versão renovada do Model Y e iniciando a produção de um novo modelo mais barato, mas com a produção aumentando apenas no próximo trimestre, mais tarde do que o inicialmente previsto.
As vendas da marca caíram 86% em julho em relação ao ano anterior, para 163 carros na Suécia; 52%, para 336 carros na Dinamarca; e 27%, para 1.307 carros na França, mostraram dados oficiais da indústria, após uma queda de mais de um terço nas vendas na Europa durante os seis primeiros meses do ano.
Sem veículos mais acessíveis previstos até os últimos três meses do ano, e com o fim próximo do incentivo fiscal de US$ 7.500 para compradores de veículos elétricos nos Estados Unidos, Musk reconheceu em julho que a Tesla pode ter “alguns trimestres difíceis”.
Ele disse que regulamentações rigorosas sobre direção automatizada na Europa dificultam a venda do Model Y em alguns países, já que a função opcional de autocondução supervisionada é “um grande argumento de venda”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Acreditamos que nossas vendas na Europa melhorarão significativamente assim que pudermos oferecer aos clientes a mesma experiência que eles têm nos EUA”, disse ele a analistas.
Os registros do Model Y na Suécia e na Dinamarca caíram, respectivamente, 88% e 49% em julho.
A Tesla lançou, em junho, um serviço experimental de robotáxi em Austin, Texas, usando cerca de uma dúzia de SUVs Model Y controlados por seu software de direção autônoma. Mas a implantação de seus recursos de autocondução em outras partes dos EUA está emperrada, pois a empresa ainda não recebeu as permissões necessárias.
As vendas totais de carros caíram 8% na França e subiram 20% na Dinamarca e 6% na Suécia em julho, segundo os dados da indústria.
Outros países europeus, incluindo Itália, Noruega e Espanha, devem divulgar os dados de vendas de julho ainda nesta sexta-feira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Montadoras europeias como Volkswagen, Mercedes-Benz, Stellantis, Renault e BMW divulgaram resultados fracos no segundo trimestre, alertando sobre a pressão das tarifas de importação dos EUA e a queda da demanda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Saiba tudo sobre Negócios
Continua após a publicidade