Pular para o conteúdo

Tarifa dos EUA tem efeito incerto e impactos setoriais relevantes, diz Ata do Copom

Continua após a publicidade




(Imagem: Reuters/Ueslei Marcelino)

A elevação por parte dos Estados Unidos das tarifas comerciais para o Brasil tem impactos setoriais relevantes e efeitos agregados incertos, disse o Comitê de Política Monetária (Copom) na ata referente à reunião da semana passada, que manteve a Selic estável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Banco Central (BC) afirmou que os impactos ainda dependem de como se encaminharão os próximos passos da negociação e a percepção de risco relativa ao processo.

A tarifa de 50% imposta pelos EUA sobre produtos brasileiros entra em vigor nesta quarta-feira (6).

O governo brasileiro tentava organizar uma conversa telefônica entre Donald Trump e Lula para buscar um acordo. Ontem (4), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que, na última sexta-feira (1º), o governo norte-americano manifestou interesse em marcar uma reunião com o Brasil e que representantes dos países poderiam conversar esta semana.

A prisão domiciliar de Jair Bolsonaro, no entanto, pode dificultar as negociações entre os dois países, uma vez que o julgamento do ex-presidente foi o estopim para a aplicação da taxa. A prisão foi decretada na noite passada, após descumprimento de medidas cautelares

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Banco Central afirmou, na ata, que acompanha com atenção os impactos da tarifa imposta pelos EUA e focará nos mecanismos de transmissão do cenário externo sobre a inflação local.

Na semana passada, o BC decidiu interromper o ciclo de alta nos juros básicos ao manter a Selic em 15% ao ano e ressaltou que antecipa uma manutenção dos juros por período bastante prolongado, também pregando cautela diante de incertezas geradas pela tarifa comercial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Saiba tudo sobre Negócios

Continua após a publicidade



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *