Pular para o conteúdo

Ver a Aurora Boreal vai ficar (ainda) mais caro: Noruega cria novas taxas para frear turismo de massa

Continua após a publicidade



Depois de afetar países como Espanha, Itália e Holanda, a preocupação com o turismo de massa chegou até o norte da Europa. Diante do recorde de visitantes em 2024, a Noruega  aprovou uma nova taxa para os turistas, visando combater o fenômeno do overtourism

O projeto de lei aprovado nesta quinta-feira (5) define que as autoridades locais estabeleçam taxas de até 3% para as diárias de hospedagem em áreas afetadas pelo turismo de massa.

Cada município vai poder aplicar a tarifa da forma que achar melhor e o valor pode ser ajustado durante a alta e a baixa temporada. 

Os impostos serão aplicados diretamente no preço de reservas de hotéis e demais tipos de acomodações.

O dinheiro arrecadado com essas taxas será usado exclusivamente para promover melhorias na infraestrutura de turismo. Os municípios terão que comprovar para o governo que precisam de reformas e têm que conseguir aprovação para usar o dinheiro nas obras. 

Há expectativas ainda de que outra taxa seja implementada em breve para os cruzeiros turísticos que fazem paradas no país. 

O aumento do turismo na Noruega 

Em 2024, o país escandinavo registrou um recorde de reservas: foram 38,6 milhões de pessoas hospedando-se em hotéis e outras acomodações.

Com a tendência das coolcations no verão europeu, ou seja, as viagens rumo a destinos com temperaturas mais amenas, a expectativa é que 2025 seja um ano de novos recordes.

Lugares como as remotas ilhas Lofoten têm visto um fluxo cada vez maior de visitantes, que sobrecarregam as infraestruturas e afetam a dinâmica de vida dos locais. 

Um estudo da organização Norway Tourism Partners revelou que 77% das pessoas em Tromsø consideravam que o número de turistas na cidade era excessivo.

Vale lembrar que Tromsø  é um dos principais destinos noruegueses para quem pretende ver a Aurora Boreal, um dos fenômenos naturais mais desejados pelos turistas. 

Outras medida anti-overtourism pela Europa

No começo desta semana, o governo de Ibiza definiu um limite para o número de automóveis de turistas na ilha para o período de alta temporada do verão europeu. 

Já na segunda quinzena de maio, o governo espanhol determinou a remoção de mais de 65 mil propriedades de aluguel de curta temporada da plataforma Airbnb, em locais como Madrid, Andaluzia e Barcelona. 

* Com informações da Euro News.

Acesso todas as Notícias

Continua após a publicidade



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *