Pular para o conteúdo

iOS 26: o que está por trás do novo sistema da Apple que promete surpreender usuários

Continua após a publicidade



A Apple apresentou nesta segunda-feira (9) o iOS 26, a nova atualização para iPhones — e boa parte dessas novidades é mais discreta do que parece à primeira vista. Por trás de pequenas mudanças visuais, o sistema embute novas camadas de inteligência artificial, controle e personalização que pretendem transformar a rotina dos usuários. 

O anúncio do novo sistema iOS 26 foi feito durante o WWDC (Worldwide Developers Conference), conferência para desenvolvedores realizada na sede da empresa em Cupertino, na Califórnia. 

De acordo com a empresa, o iOS 26 já está disponível para testes por desenvolvedores e terá versão beta para o público no próximo mês. 

A atualização oficial chega no outono (do Hemisfério Norte) para iPhone 11 e modelos mais atuais — algumas das novidades, contudo, exigem iPhones e iPads com chip mais recente.

Novo visual: mais sutil, mais expressivo

A grande novidade destacada pela Apple está no conceito liquid glass (vidro líquido, na tradução para o português), um material translúcido que reflete o ambiente, trazendo profundidade para ícones, widgets e menus. 

A tela bloqueada e a tela de início também ganham mais opções de personalização e efeitos 3D que interagem com o movimento do iPhone.

De acordo com a empresa, o iOS 26 reformula a navegação no browser Safari, com páginas fluindo de ponta a ponta e acesso rápido às funções mais usadas. 

Além disso, o novo sistema operacional deve deixar a câmera mais limpa e objetiva, enquanto apps como Apple Music, Notícias e Podcasts apostam em barras de navegação flutuantes e dinâmicas.

Apple Intelligence: mais presente, mais discreta

No evento de hoje, a Apple enfatizou sua aposta em uma inteligência artificial mais útil e invisível em seu novo sistema operacional.

A principal novidade é a estreia do live translation integrado a chamadas e mensagens, traduzindo textos e áudios em tempo real, tudo localmente no aparelho, preservando a privacidade.

Além disso, segundo a big tech, o novo sistema também passa a entender o que está na tela, permitindo interações rápidas, sugestões de eventos no calendário e buscas visuais por imagens e produtos em apps parceiros. 

Outras duas novidades anunciadas pela Apple se referem à personalização de emojis e de imagens pelos usuários:

  • O genmoji permite misturar emojis tradicionais, elementos visuais e descrições de texto para gerar novos emojis totalmente personalizados;
  • O image playground permite criar imagens a partir de descrições ou temas escolhidos, com recursos de edição e customização rápidos, tudo diretamente no iPhone. 

Com o iOS 26, o app Telefone agora organiza favoritos, recentes e caixa postal em um só lugar e traz recursos como call screening, que identifica quem está ligando antes de atender, e hold assist, que avisa quando a chamada volta do atendimento automático.

No Mensagens, além de poder separar mensagens de desconhecidos em uma pasta própria, o usuário pode criar enquetes e planos de fundo personalizados nas conversas. As enquetes, inclusive, podem ser sugeridas automaticamente pela inteligência artificial do sistema.

Além disso, o CarPlay recebe um novo visual, reações rápidas em mensagens e widgets dinâmicos. O Apple Music ganha tradução de letras e guias de pronúncia, além de um recurso de transição inteligente entre faixas.

Em relação a mobilidade, o Mapas passa a registrar locais visitados, protegidos por criptografia, e recomenda rotas preferenciais com alertas em tempo real. 

Já no Wallet, o usuário poderá parcelar compras em lojas físicas via Apple Pay e acompanhar status de voos diretamente no cartão de embarque.

E mais: games, airpods, segurança e acessibilidade

Outras novidades anunciadas pela Apple para o novo sistema operacional incluem o Apple Games, central para gerenciar jogos e acompanhar novidades, e os novos controles parentais em contas infantis.

Os airpods passam a controlar a câmera do iPhone à distância e, segundo a Apple, gravar áudios com qualidade de estúdio. 

Por fim, para quem precisa de acessibilidade, o iOS 26 apresenta novos recursos:

  • Accessibility Reader oferece uma experiência de leitura personalizada em todo o sistema, ajustando fonte, cor e espaçamento conforme as necessidades do usuário
  • Braille Access, uma interface totalmente redesenhada para usuários de dispositivos braille, que promete tornar a navegação no iPhone ainda mais fluida e prática. 

Além disso, o live listen, que transforma o iPhone em um microfone direcional para auxiliar em ambientes barulhentos, também foi aprimorado, assim como os sons de fundo e o recurso personal voice, que permite ao usuário criar e utilizar sua própria voz sintetizada.

Acesso todas as Notícias

Continua após a publicidade



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *