Pular para o conteúdo

Quais são as melhores cidades para se viver no mundo? Spoiler: nenhuma é brasileira

dinamarca turismo viagem escandinavia

O que define uma cidade como boa para se viver? Em termos subjetivos, o gosto é muito pessoal. Você pode odiar São Paulo e procurar a paz litorânea de Ilhabela. Ou então você pode achar que o ar cosmopolita de Nova York torna a metrópole o melhor do mundo. Gosto é gosto e não adianta discutir. 

Mas, em termos objetivos, existem, sim, alguns critérios que podem ser avaliados para definir a qualidade de uma cidade. Foi isto que fez a unidade de pesquisas do jornal The Economist em seu ranking das cidades mais habitáveis do mundo.

E, segundo a mensuração feita pelo Livability Index 2025, quem quer viver muito bem, tem que seguir rumo à capital da Dinamarca, Copenhague. 

Veja o ranking completo das melhores cidades para se viver no mundo:

  1. Copenhague, Dinamarca
  2. Viena, Áustria e Zurique, Suíça (empate)
  3. Melbourne, Austrália
  4. Genebra, Suíça
  5. Sydney, Austrália
  6. Osaka, Japão e Auckland, Nova Zelândia (empate)
  7. Adelaide, Austrália
  8. Vancouver, Canadá

LEIA TAMBÉM: Para estar bem-informado sobre viagens, estilo, tecnologia, esporte e bem-estar, veja como receber a newsletter de Lifestyle do Seu Dinheiro

A pesquisa avaliou 173 cidades com base em 30 indicadores diferentes, que receberam uma nota de 1 (intolerável) a 100 (ideal).

Em suma, foram cinco categorias principais, com pesos diferentes para o cálculo:

  • Estabilidade (25%);
  • Sistema de saúde (20%);
  • Cultura e ambiente (25%);
  • Educação (10%);
  • Infraestrutura (20%)

Em uma avaliação geral, as 173 cidades tiveram uma nota média de 76.1, estável em relação ao ano passado.

No topo do ranking, Copenhague atingiu nota 98, superando a — até então — invicta Viena, que ficou três anos no pódio de cidade mais habitável do mundo. 

A capital da Áustria, bem-avaliada em questão de infraestrutura, agora divide o segundo lugar com Zurique, que teve notas melhores em cultura e ambiente.

No ano passado, duas pessoas foram presas em Viena por planejarem um ataque terrorista durante o show da cantora Taylor Swift. Já neste ano, as autoridades também descobriram planos de ataque a uma estação de trem.

Acesso todas as Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *