Pular para o conteúdo

Novo Nordisk cancela parceria com Hims & Hers, acusada de vender versão falsa de medicamento para emagrecimento; ações tombam

Wegovy

A Novo Nordisk anunciou o fim de sua parceria com a Hims & Hers nesta segunda-feira (23). A farmacêutica dinamarquesa alegou que a empresa americana estava comercializando versões “enganosas e ilegítimas” do Wegovy, seu medicamento para emagrecimento que virou sucesso mundial.

Em comunicado, o grupo farmacêutico dinamarquês alegou que as cópias produzidas pela Hims & Hers colocavam a segurança dos pacientes em risco. 

“Não vamos parar de tomar ações para proteger os americanos dos perigos de ativos estrangeiros ilícitos em remédios falsos”, afirmou a norueguesa, destacando a preocupação com ingredientes farmacêuticos vindos da China.

Em maio, a Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos EUA, proibiu a fabricação em massa do Wegovy, incluindo as cópias compostas produzidas pela Hims & Hers. Essa decisão levou a Hims & Hers a reestruturar sua produção e, consequentemente, a cortar parte de seu quadro de funcionários. 

Em nota, a Novo Nordisk lembrou que a parceria durava pouco mais de um mês quando a proibição entrou em vigor e que o medicamento Wegovy original é aprovado pela FDA desde abril.

A gigante dinamarquesa, no entanto, prometeu continuar a disponibilizar as versões autênticas do Wegovy por meio da NovoCare Pharmacy, iniciativa lançada em março de 2025 nos EUA para facilitar o acesso ao medicamento.

MICROSTRATEGY À BRASILEIRA

Após a notícia sobre o fim da parceria, os papéis das duas empresas operavam em forte queda. Por volta das 10h40 (de Brasília), a ação da Novo Nordisk tombava mais de 6% em Copenhagen e o ADR (American Depositary Receipt) — certificado negociado nas bolsas dos Estados Unidos que representa ações de empresas estrangeiras — sofria queda semelhante em Nova York. Já a Hims & Hers despencava mais de 29%.

Novo medicamento para controle do peso

Além do fim da parceria com a Hims & Hers, a Novo Nordisk anunciou separadamente que obteve sucesso nos testes iniciais de um novo medicamento para emagrecimento.

De acordo com a farmacêutica, o medicamento amycretin ajudou pacientes a perderem 24,3% do seu peso em 36 semanas — o tratamento com Wegovy obtém uma média de perda de peso de aproximadamente 17%.

Os resultados do amycretin foram lançados na revista científica Lancet e apresentados na conferência da Associação Americana de Diabetes. 

Agora, a Novo Nordisk pretende avançar para a terceira fase de desenvolvimento, que incluirá fórmulas orais e subcutâneas e que será avaliada por autoridades regulatórias.

Acesso todas as Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *