A Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba, é famosa pelos shows que recebeu em sua história – Paul MacCartney em 1993, David Bowie em 1997, Foo Fighters em 2018; e ainda Rita Lee, Milton Nascimento, Caetano Veloso, mais tantos outros de uma lista para lá e célebre. Agora, mais de 30 anos após sua fundação, o complexo se prepara para ampliar suas atividades.

A partir de julho, o Parque Jaime Lerner, que abriga também a Ópera de Arame, passa a operar a Rua da Música. O projeto vai integrar uma programação artística contínua, além de restaurantes, bares, mirante, estúdio de gravação, área infantil, centros expositivos e mais.
Ao todo serão seis novas casas abertas no espaço, com previsão de inauguração para o dia 18 de julho. Cada uma delas foi pensada como uma extensão sensorial de um ritmo musical.
Onde a música encontra a gastronomia
Os projetos de cinco dos seis espaços vem assinados por André Henning, arquiteto conhecido por integrar cenografia e funcionalidade em suas entregas.
Assim, entram em cena na Rua da Música algumas das marcas que já ganharam destaque em outros espaços da gastronomia da capital paranaense. Seu Dinheiro teve acesso antecipado ao projeto dos espaços, que você confere abaixo:

Sinônimo da boa gastronomia italiana na cidade na opinião deste editor, o Ernesto entra com o Ernesto Music Hall. Inspirado pelo jazz e pelo R&B, o espaço deve apresentar cortinas vermelhas e grandes painéis, como os grandes salões do gênero.

Já o Mustang Sally empresta o clima roqueiro de sua sede no Batel para o novo empreendimento na Rua da Música. Por lá, predomina o universo tex-mex, com cores fortes, elementos metálicos e os elementos típicos de um diner americano.

Quem já passou pelo Bar CanaBenta, na icônica rua Itupeva, já pode imaginar que por lá o clima é de samba. Assim, ladrilho hidráulico, cobogós e luminárias em pandeiro dão o clima de boteco dos anos 1970 ao novo espaço.

A brasilidade também aparece no Olaria. Filial do Olaria no Parque – um must visit do Parque Barigui, na capital paranaense –, ele empresta elementos leves e madeira, mas com breve referência modernista, para dialogar com a MPB que inspira o espaço.

A novidade fica por conta do Rosso, novo bar inspirado pelo clima de festival. Espere metal, palco e tecidos, que devem ser protagonistas nas apresentações ao vivo previstas para o local.
História que foi, história que vem
A Rua da Música é uma iniciativa urbana pensada pelo DC Set Group, com objetivo de projetar ainda mais a capital paranaense no cenário cultural e musical brasileiro.
Helinho Pimentel, CEO e sócio da DC Set, acredita que a novidade representará um representam um “marco histórico” para a estrutura do Parque Jaime Lerner. André Henning, por outro lado, celebrou sua participação na criação de “um espaço tão especial, que une nomes como Paulo Leminski e Jaime Lerner, dois ícones brasileiros”.
No embalo do lançamento, aliás, é de Henning também a ambientação da Geração Pedreira, exposição permanente que vai contar a trajetória do maior palco de shows de Curitiba. Confirmados no espaço estão fotos históricas, objetos de artistas e depoimentos, por exemplo, em uma celebração mais que metrecida a Bowie, McCartney, Rita e tantos outros ícones que fizeram espetáculo da capital paranaense.
Acesso todas as Notícias