Deixar o imposto de renda para a última hora é quase uma tradição brasileira. Neste ano, 8 milhões de contribuintes ainda não tinham enviado os documentos na manhã do último dia.
Porém, quem se adiantou já começa a colher os frutos da organização nesta segunda-feira (30). Isso porque a Receita Federal libera hoje o segundo dos cinco lotes de restituição deste ano.
Cerca de 6,5 milhões de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2025 nas primeiras semanas vão receber R$ 11 bilhões.
O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores. Segundo o Fisco, todo o valor vai para quem tem prioridade no reembolso. Confira quem tem direito:
- 4.764.634 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram simultaneamente por receber a restituição via Pix;
- 1.044.585 contribuintes de 60 a 79 anos;
- 496.650 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 148.090 contribuintes acima de 80 anos;
- 91.363 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave.
Vale lembrar que, apesar de não terem prioridade por lei, os contribuintes que usaram dois procedimentos em conjunto — a declaração pré-preenchida e o Pix — como forma de recebimento da restituição passaram a ter prioridade no recebimento da restituição neste ano.
Neste segundo lote, não haverá pagamento a contribuintes sem prioridade. Confira o calendário da restituição do Imposto de Renda deste ano:
- 1º lote: 30 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 29 de agosto;
- 5º (e último) lote: 30 de setembro.
Como consultar o valor da restituição do Imposto de Renda?
Para conferir se você vai receber o pagamento no segundo lote de restituição, é preciso acessar o site da Receita, clicar em “Consultar Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Iniciar”.
Será necessário informar o CPF e a data de nascimento. Caso haja alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificá-la, corrigindo informações.
Outra possibilidade é realizar a consulta pelo aplicativo (disponível para tablets e smartphones), onde, além de consultar a liberação das restituições, também é possível consultar a situação do CPF.
Não recebi a restituição do Imposto de Renda… e agora?
Se, por algum motivo, a restituição não for paga, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, será possível reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou por meio de ligação para a Central de Relacionamento BB. Confira os telefones:
- Capitais: 4004-0001;
- Demais localidades: 0800-729-0001;
- Telefone especial exclusivo para deficientes auditivos: 0800-729-0088
Porém, se você não resgatar o valor de sua restituição no prazo de um ano, será preciso requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal.
Para isso, basta acessar o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda, e clicar em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
*Com informações da Agência Brasil
Acesso todas as Notícias