Pular para o conteúdo

Dois dos três melhores restaurantes do mundo para tomar vinho estão… nos Estados Unidos? Entenda

Continua após a publicidade



Para que um restaurante seja considerado um ótimo lugar para tomar um vinho, ele não precisa somente ter uma carta de vinhos de excelência. Esta já é uma tarefa exigente o suficiente, que demanda um equilíbrio perfeito entre harmonizações culinárias, estratégias de precificação, ambientação e as preferências diversas dos clientes. 

Alcançar o Grand Award da revista Wine Spectator exige dedicação tanto dos sommeliers quanto dos donos dos restaurantes. Nas palavras dos próprios organizadores do prêmio, “um restaurante deve demonstrar comprometimento inabalável para alcançar os mais altos padrões em oferta de vinhos, gestão de adega e serviço.”

É por isso que, em 2025, apenas três estabelecimentos foram reconhecidos com este prêmio, que é o de mais alto prestígio da publicação especializada. E dois deles estão nos Estados Unidos.

São eles o Le Bon Georges, em Paris; o Selby’s em Atherton, na Califórnia; e o Soby’s em Greenville, na Carolina do Sul. 

Ao todo, mais de 3.800 restaurantes foram reconhecidos pelo prêmio Restaurant Awards da Wine Spectator, que é dividido em três categorias e acontece desde 1981. 

Para atingir o nível máximo de reconhecimento, através do Grand Award, os estabelecimentos precisam passar por um processo de inspeção bem rigoroso. Tipicamente, as cartas de vinhos desse locais têm mais de 1.000 rótulos, contemplando vinhos com diferentes características e idades.

  • Nos 44 anos de existência do prêmio, apenas 97 lugares receberam essa distinção. 

A apresentação criativa dos pratos, o serviço ao consumidor de alta qualidade, o conhecimento sobre a carta de vinhos e as condições da adega também são critérios levados em consideração. 

Conheça os melhores restaurantes para tomar vinho ao redor do mundo 

Cada um dos três restaurantes premiados têm perfis muito distintos entre si.

O Le Bon Georges é um clássico bistrô francês, com menu para o dia inteiro, feito com ingredientes de alta qualidade de fornecedores artesanais franceses. Por lá, a carta contempla 2.000 rótulos diferentes com destaque proeminente, claro, dos terroirs da França — sobretudo os vinhos da região da Borgonha. 

Já o Selby’s tem uma tradição maior de reconhecimento pela Wine Spectator: é o terceiro estabelecimento do Bacchus Management Group que recebe o Grand Award. Ao todo, são 20 mil rótulos, incluindo alguns de difícil acesso. Por lá, os vinhos de Napa Valley dividem espaço com garrafas francesas e italianas.

Para quem não tem restrições de gastos, a carta oferece garrafas de mais de US$ 1.000 (R$ 5.460). No restaurante californiano de gastronomia contemporânea, a presença de celebridades já virou cotidiano, como é o caso do astro da liga de basquete americana (NBA), Stephen Curry. 

Por fim, o Soby’s busca exaltar e elevar a culinária do sul dos Estados Unidos com um menu rotativo. A carta tem cerca de 3.100 vinhos diferentes e, todas as noites, dois sommeliers ficam à disposição dos clientes para indicar harmonizações, responder dúvidas e promover uma experiência personalizada para cada paladar. 

Acesso todas as Notícias

Continua após a publicidade



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *