Pular para o conteúdo

Ibovespa renova máximas na sessão com suspensão de Moraes sobre IOF; dólar opera estável na casa dos R$ 5,40

Continua após a publicidade



Sem Nova York, os mercados costumam andar de lado — a liquidez é baixa e a agenda global esvaziada também não ajuda. Ainda assim, o Ibovespa segue renovando máximas nesta sexta-feira (4). A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), com relação ao imposto sobre operações financeiras (IOF) é o motor dos ganhos por aqui. 

Moraes determinou a suspensão dos efeitos tanto dos decretos do governo Lula sobre o aumento do IOF, como do decreto legislativo que derrubou a medida do governo.

Na decisão, Moraes cita que o “indesejável embate entre medidas do Executivo e Legislativo, com sucessivas e reiteradas declarações antagônicas contraria fortemente” o princípio constitucional que “determina a independência dos Poderes e exige a harmonia entre eles”.

Depois de começar o dia no zero a zero e migrar para o negativo, influenciado pelas perdas do petróleo e das bolsas europeias, o Ibovespa passou a renovar máximas no fim da manhã. 

Por volta de 12h30, o principal índice da bolsa brasileira subia 0,29%, aos 141.340,62 pontos — escalando a máxima histórica alcançada na sessão anterior. Na quinta-feira (3) foi a primeira vez que o Ibovespa superou a marca dos 141 mil pontos. 

Se continuar nesse ritmo, o índice deve fechar a semana com ganhos acumulados de mais de 3%, mais do que revertendo as perdas de 0,18% da semana anterior. 

No mercado de câmbio, o dólar à vista operava próximo da estabilidade, com leve variação positiva de 0,04%, cotado a R$ 5,4075. 

Onde Investir no Segundo Semestre de 2025: as melhores ações para a sua carteira

Sem bolsa nos EUA, mas tarifas no radar

A bolsa de Nova York encerrou o pregão mais cedo na quinta-feira (3) e não funciona nesta sexta-feira (4) por conta do feriado do Dia da Independência dos EUA

Ainda assim, as negociações tarifárias norte-americanas continuam no radar dos investidores. Ontem, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse pode anunciar mais acordos comerciais similares ao firmado com o Vietnã. 

Vale lembrar que na próxima quarta-feira (9) acaba o prazo dado por Trump para que as negociações tarifárias sejam concluídas.

Em meio a essa aproximação, as bolsas europeias caem em sua maioria. O índice de referência Stoxx 600 recuou 0,43%, enquanto as bolsas de Frankfurt e Paris baixaram 0,50% e 0,67%, respectivamente. Londres foi a exceção ao encerrar o dia próxima da estabilidade, com leve variação positiva de 0,01%. 

Enquanto isso, o petróleo chegou a recuar 1% nesta manhã. Já o minério de ferro fechou em alta de 0,62% em Dalian, na China

Acesso todas as Notícias

Continua após a publicidade



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *