Continua após a publicidade
Fim de semana à vista, mas ainda há tempo para a distribuição de proventos ao acionistas. O Santander (SANB11) anunciou nesta quinta-feira (10) a distribuição de R$ 2 bilhões em juros sobre o capital próprio (JCP).
O conselho administrativo do banco aprovou o pagamento do valor bruto bilionário, agendado para cair na conta dos acionistas em 8 de agosto deste ano.
Vale lembrar que sobre esse montante incide 15% de imposto de renda retido na fonte. Após a mordida do leão, o valor líquido será de R$ 1,7 bilhão.
Com isso, a cifra líquida do Santander será dividida da seguinte forma:
- R$ 0,21690382460 por ação ordinária;
- R$ 0,23859420706 por ação preferencial;
- R$ 0,45549803166 por ação unit.
Terão direito a receber os proventos os acionistas com posição no Santander em 17 de julho. A partir de 18 de julho, as ações passarão a ser negociadas “ex-direitos“.
Assim, o investidor pode optar por comprar o papel agora, garantindo o direito ao JCP, ou esperar a data de corte para adquirir o ativo por um valor menor, mas sem direito ao provento.
REAÇÃO À PRÉVIA OPERACIONAL
O primeiro trimestre do Santander
A distribuição de proventos do Santander acontece pouco tempo antes de o banco anunciar seus resultados do segundo trimestre, previstos para o próximo dia 30 de julho.
No primeiro trimestre, o banco reportou lucro líquido ajustado de R$ 3,861 bilhões. O número veio acima do consenso de analistas de mercado compilado pela Bloomberg, que era de R$ 3,698 bilhões.
O resultado representou um salto de 27,8% em relação ao mesmo período de 2024. Assim, o número ficou praticamente estável em relação ao quarto trimestre do ano passado (R$ 3,855 bilhões).
Quanto à rentabilidade, um dos indicadores a que os investidores estavam mais atentos, houve avanço na comparação anual, mas leve recuo em base trimestral.
O Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE) dos três primeiros meses de 2025 foi de 17,4%, ante 17,6% no trimestre anterior e 14,1% no primeiro trimestre de 2024.
Acesso todas as Notícias
Continua após a publicidade