Continua após a publicidade
Ibovespa abre em alta nesta terça-feira (15). (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)
O Ibovespa (IBOV) abriu o pregão desta terça-feira (15) em alta com expectativa da audiência do IOF.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por volta das 10h05 (horário de Brasília), o principal índice da Bolsa brasileira avança 0,07%, aos 135.482,50
pontos.O dólar à vista rondava a estabilidade ante o real nas primeiras negociações do dia, conforme os investidores aguardavam uma audiência de conciliação entre Executivo e Legislativo para discutir a questão do IOF, com dados de inflação dos Estados Unidos e tensões comerciais ainda no radar.
No mesmo horário, a moeda norte-americana caía 0,57%, a R$ 5,5525 na venda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Day Trade: Compre Engie (EGIE3) e venda Eletrobras (ELET6) para ganhar até 1,46%
Confira os 5 assuntos que movimentam o Ibovespa nesta terça-feira (15):
1 – CPI: Inflação dos EUA acelera em junho e sobe a 2,7% em um ano
O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos (EUA) subiu 0,3% em junho. A inflação norte-americana acumula alta de 2,7% em 12 meses.
A moradia avançou 0,2% e foi o principal fator de alta do mês. A energia subiu 0,9%, enquanto a gasolina aumentou 1%. O índice de alimentação avançou 0,3%, enquanto a alimentação em casa subiu 0,3% e a fora de casa foi para 0,4% em junho.
O núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, avançou 0,2% no mês passado e foi a 2,9% em um ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O mercado esperava alta mensal de 0,3% e anual de 2,6% no índice, segundo as projeções da Bloomberg. Já para o núcleo eram esperados aumentos de 0,1% e 2,9%, respectivamente. A inflação do país voltou a acelerar frente ao mês de junho, quando o CPI e o núcleo subiram 0,1%.
2- Economia da China desacelera mas supera expectativas
A economia da China cresceu em um ritmo ligeiramente mais rápido do que o esperado no segundo trimestre.
Dados mostraram que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 5,2% no trimestre entre abril e junho em relação ao ano anterior, desacelerando em relação aos 5,4% do primeiro trimestre, mas superando a expectativa de um aumento de 5,1% em uma pesquisa da Reuters.
Analistas disseram que a trégua comercial entre os EUA e a China e as fortes exportações ajudaram a segunda maior economia do mundo a evitar uma desaceleração acentuada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
3- Lula regulamenta Lei da Reciprocidade após anúncio de tarifa dos EUA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade Econômica. A medida ganha relevância após o governo dos Estados Unidos, comandado por Donald Trump, anunciar uma tarifa de 50% contra os produtos brasileiros.
Aprovada pelo Congresso em abril, a legislação permite que o Brasil adote medidas de retaliação comercial contra países que implementem barreiras consideradas prejudiciais à economia nacional.
O texto foi publicado na edição desta terça-feira (15) do Diário Oficial da União. Segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a regulamentação autoriza o Executivo a reagir a ações unilaterais que afetem o Brasil de forma “extemporânea e extraordinária”.
4- Brava Energia (BRAV3) anuncia resgate antecipado de debêntures
A Brava Energia (BRAV3) vai pagar antes do prazo todas as debêntures da segunda série da sua primeira emissão (código ENAT21). A operação está prevista para acontecer no dia 28 de julho de 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o comunicado ao mercado, o valor a ser pago aos debenturistas incluirá:
- o valor nominal unitário das debêntures;
- a remuneração pro rata temporis desde o último pagamento;
- eventuais encargos moratórios ainda não quitados; e
- um prêmio de 1,40% ao ano, calculado até a data original de vencimento.
5 – BRF (BRFS3) e Marfrig (MRFG3) anunciam AGE para aprovação da fusão
A BRF (BRFS3) confirmou que a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) que deliberará sobre a incorporação de suas ações pela Marfrig (MRFG3) será realizada no dia 5 de agosto.
Para participar, os acionistas deverão enviar a documentação exigida pela plataforma Qi Central até o dia 3 de agosto.
Quem optar pelo voto a distância precisa reenviar o boletim atualizado, já que os votos enviados para a AGE originalmente marcada para junho foram desconsiderados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já a Marfrig informou, por meio de ata do seu Conselho de Administração, que sua própria AGE — suspensa em 18 de junho — será retomada no mesmo dia, 5 de agosto, às 15h, em formato presencial. A ata não menciona realização digital ou híbrida, indicando que o encontro seguirá presencialmente, como na convocação original.
*Com informações de Reuters
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Saiba tudo sobre Negócios
Continua após a publicidade