Pular para o conteúdo

A guerra acabou, decreta Trump sobre Israel e Irã — mas nem ele mesmo tem certeza disso

carolina gama esse 17

Menos de 24 horas depois que um relatório vazado da inteligência norte-americana mostrou que os ataques dos EUA não destruíram as peças centrais das instalações nucleares iranianas, o presidente Donald Trump decretou que a guerra entre Irã e Israel chegou ao fim — mas nem ele mesmo tem certeza disso. 

“Achamos que a guerra acabou. Não acho que eles voltarão a se atacar”, disse Trump durante a cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Confira aqui a decisão histórica anunciada pela Otan hoje.

Segundo ele, os ataques israelenses contra instalações nucleares do Irã “tiveram muito, muito sucesso”, repetindo que “o Irã não pode ter arma nuclear”.

A guerra entre Irã e Israel acabou mesmo, Trump?

O cessar-fogo anunciado por Trump na última segunda-feira (23) é tão frágil que o próprio presidente norte-americano não está convencido de que a guerra entre os dois inimigos no Oriente Médio tenha chegado ao fim.

Momentos depois de dizer que o conflito acabou, durante sessão de perguntas e respostas na própria Otan, Trump se contradisse, alertando que a guerra entre os dois países poderia “começar de novo muito em breve”.

Após a trégua entrar em vigor, Israel acusou o Irã de lançar mísseis em seu espaço aéreo, e o ministro das Finanças israelense prometeu que “Teerã tremerá”.

QUANDO A GUERRA BATE NA PORTA

Os militares iranianos negaram a ofensiva, mas explosões e sirenes soaram no norte de Israel na manhã de ontem (24), e um militar israelense disse que dois mísseis iranianos foram interceptados.

Na ocasião, Trump disse que ambos os lados haviam violado o acordo e se dirigiu a Israel, um aliado próximo, com palavras particularmente duras, ao mesmo tempo em que sugeriu que o Irã pode ter disparado contra o país por engano.

Irã sem urânio

Na Otan, Trump  afirmou também que os EUA não permitirão militarmente que o Irã enriqueça urânio e reiterou que Teerã “não terá uma bomba” atômica.

Trump disse ainda que os ataques lançados pelos EUA contra três instalações nucleares iranianas, no último fim de semana, atrasaram o programa nuclear de Teerã “em décadas”.

Mas um relatório vazado da inteligência norte-americana contradiz declarações do republicano. O documento indica que os ataques norte-americanos do último sábado (21) não destruíram completamente as três instalações nucleares iranianas. 

Embora os danos tenham sido significativos, peças centrais do programa nuclear do Irã não teriam sido destruídas. 

Também consta na avaliação que os ataques dos EUA atrasaram o programa nuclear do Irã em cerca de três a seis meses e que o estoque de urânio enriquecido do Irã não foi destruído, enquanto as centrífugas de Teerã permanecem praticamente intactas.

Acesso todas as Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *