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Automob (AMOB3): BTG inicia cobertura com recomendação de compra e vê potencial de valorização de 45%

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O BTG iniciou a cobertura da Automob (AMOB3) com recomendação de compra e preço-alvo de R$ 17 por ação. O valor representa um potencial de valorização de 45% ante o fechamento da última terça-feira (3).

A Automob é hoje a maior rede de concessionárias do Brasil, com 192 lojas em 12 estados. A empresa foi recentemente listada após uma reestruturação estratégica da Simpar (SIMH3), que hoje detém 71% de participação na Automob.

Para o banco, a ação emerge como uma oportunidade de investimento atraente, sustentada por fundamentos sólidos, vantagens competitivas claras e um posicionamento de mercado robusto.

A tese de investimento: por que a Automob (AMOB3) se destaca?

O BTG Pactual fundamenta sua recomendação em cinco pilares principais, que destacam a atratividade da Automob no mercado brasileiro:

1. Liderança incontestável em um setor fragmentado

A Automob é reconhecida como o principal grupo de concessionárias do Brasil, alavancando uma extensa rede de lojas para consolidar sua liderança de mercado.

Apesar de sua dominância, a empresa possui uma participação de mercado abaixo de 3% em todas as regiões onde atua. Este é um reflexo direto da natureza altamente fragmentada do setor no Brasil, no qual mais de 80% das empresas operam com menos de 15 lojas.

Esse cenário, longe de ser uma fraqueza, representa uma oportunidade significativa de crescimento para a Automob, que pode expandir sua liderança por meio de expansão estratégica e excelência operacional.

2. Portfólio diversificado e abrangente

A resiliência da Automob é reforçada por seu portfólio diversificado, que abrange 34 marcas e oferece exposição aos segmentos de veículos leves, veículos pesados e motocicletas.

A companhia atende a diferentes perfis de clientes, desde modelos básicos até opções de luxo, por meio de parcerias com marcas de referência globais.

No segmento de veículos leves, por exemplo, a empresa representa marcas de luxo como BMW/MINI, Jaguar/Land Rover e Volvo; marcas premium como Volkswagen, Fiat, Jeep, Toyota e Hyundai; e marcas de motocicletas como BMW Motorrad e Harley-Davidson.

Essa diversificação contribui para a estabilidade da companhia em cenários adversos, reforçando seu compromisso com qualidade e variedade.

3. Motor de crescimento orgânico: F&I e pós-venda

A Automob demonstra uma notável capacidade de sustentar o crescimento orgânico, capitalizando valor por meio de linhas de negócios complementares.

A empresa tem um histórico de crescimento acelerado impulsionado por iniciativas de cross-sell (venda cruzada) que aumentam o valor do cliente ao longo do tempo.

O foco está em ampliar a penetração em serviços financeiros e seguros (F&I) e no pós-venda, maximizando a receita gerada a partir da base de clientes existente.

Essa estratégia não apenas fortalece as operações principais, mas também posiciona a empresa para uma expansão sustentável.

4. Histórico comprovado de crescimento inorgânico (M&A)

A capacidade da Automob de crescer por meio de aquisições estratégicas é um dos pilares de sua tese de investimento.

Desde 2021, a empresa anunciou 10 aquisições bem-sucedidas, construindo uma reputação por integrar eficientemente os negócios adquiridos, gerar sinergias e promover reestruturações com resultados positivos.

Essa abordagem disciplinada em M&As ampliou a presença geográfica da Automob e fortaleceu suas capacidades operacionais, permitindo à empresa consolidar sua liderança de mercado e gerar valor de longo prazo para os acionistas.

5. O pilar estratégico: apoio do Grupo Simpar

A Automob beneficia-se significativamente do sólido apoio da Simpar, um dos principais grupos de logística do Brasil e sua controladora.

A Simpar possui um longo histórico no setor de logística e forte reconhecimento de marca. A empresa também controla outras companhias listadas, como Movida, JSL e Vamos, além de empresas não listadas como Ciclus, CS Infra e BBC.

Esse apoio estratégico proporciona à Automob diversas vantagens. A primeira é escala e poder de negociação na cadeia de suprimentos. A segunda são as sinergias geradas pelo compartilhamento de centros de serviços. A terceira é a otimização de funding e compras. E a quarta são as oportunidades de cross-sell com outras empresas do grupo.

O potencial de mercado inexplorado no Brasil

Em relatório, o BTG reforça que o Brasil se destaca como um dos maiores mercados automotivos do mundo, ocupando a 6ª posição global, com vendas anuais de cerca de 2 milhões de unidades no segmento de veículos leves.

No entanto, diz o banco, o país ainda apresenta uma baixa penetração de veículos, com 0,21 veículos por mil habitantes (em comparação com 0,29 no México), o que sinaliza um vasto espaço para crescimento.

Confira a avaliação dos analistas:

  • Mercado de Veículos Leves: Em 2024, o Brasil registrou a venda de 14 milhões de veículos leves e comerciais. Com uma frota estimada em 47 milhões de veículos leves, a Automob detém menos de 0,2% de participação de mercado, evidenciando o amplo potencial de expansão. O mercado total endereçável para veículos leves no Brasil é estimado em R$ 1,5 trilhão. A cifra considera um ticket médio de R$ 87 mil para seminovos e R$ 187 mil para novos.
  • Mercado de Veículos Pesados: Este segmento é caracterizado por sua alta fragmentação, oferecendo amplas oportunidades para a Automob. Em 2024, as vendas anuais de caminhões totalizaram 542 mil unidades (149 mil novos e 393 mil usados). Com uma frota estimada de 2,5 milhões de caminhões no país, a Automob possui uma participação de mercado de apenas 0,2% neste segmento. No segmento de máquinas e equipamentos, as vendas em 2024 somaram cerca de 37 mil unidades. Com uma frota de 2,7 milhões de equipamentos de linha amarela, a Automob detém uma participação de mercado inferior a 0,1%, indicando um potencial de crescimento ainda maior.

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As projeções do BTG para a Automob

Consolidando as projeções, o BTG Pactual estima uma receita líquida de R$ 14,1 bilhões para a Automob em 2025 (alta de 15% na base anual) e de R$ 15,7 bilhões para 2026 (alta de 12% na base anual).

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) projetado é de R$ 725 milhões em 2025 (alta de 82% ano a ano) e R$ 911 milhões em 2026 (alta de 26% ano a ano).

Para o banco, a alavancagem operacional e o crescimento robusto em pós-venda e F&I devem impulsionar o Ebitda.

Para o resultado líquido, o BTG projeta prejuízo de R$ 38 milhões em 2025, revertendo-se em lucro de R$ 117 milhões em 2026. Este lucro, porém, ainda deve ser pressionado no curto prazo por resultados financeiros mais fracos.

O banco também considera a ação AMOB3 barata em comparação aos pares globais. De acordo com as contas dos analistas, o papel é negociado a 4 vezes a relação valor de firma sobre Ebitda (EV/Ebitda) para 2025, 3 vezes para 2026 e 4 vezes preço/lucro para 2026.

Já os pares globais são hoje negociados a uma média de 12 vezes EV/Ebitda para 2025 e 16 vezes o P/L para 2026.

Os riscos no horizonte da Automob

Apesar das perspectivas otimistas, o relatório do BTG Pactual também aponta para riscos inerentes ao setor e às operações da Automob, que devem ser considerados pelos investidores:

1. Condições macroeconômicas: A indústria automotiva é altamente sensível a fatores macroeconômicos como taxas de juros, inflação, confiança do consumidor e crescimento do PIB. Períodos de recessão ou desaceleração econômica podem reduzir o consumo e as vendas de veículos. Eventos imprevisíveis, como desastres naturais ou instabilidade geopolítica, também podem gerar incertezas financeiras.

2. Vendas de veículos novos e seminovos: A rentabilidade das concessionárias está diretamente ligada à demanda pelos veículos ofertados. Mudanças nas preferências dos consumidores, o avanço de soluções alternativas de mobilidade (como aplicativos de transporte) ou a transição para veículos elétricos e híbridos podem tornar certos modelos obsoletos, impactando volumes de vendas e receitas.

3. Desafios de M&A: Embora as aquisições sejam uma estratégia central de crescimento, elas envolvem riscos como o pagamento excessivo por ativos, dificuldades de integração ou desalinhamento cultural entre equipes de gestão. Além disso, passivos ocultos ou obrigações contingentes (ambientais, fiscais ou jurídicas) podem surgir, comprometendo os recursos financeiros da companhia.

4. Menor demanda por veículos: Uma queda estrutural na demanda, motivada por fatores como alta nos preços dos combustíveis, regulamentações ambientais mais rígidas ou mudanças no comportamento do consumidor, afetaria diretamente as receitas com vendas e serviços pós-venda. Isso poderia pressionar o fluxo de caixa, reduzir a rentabilidade e comprometer o cumprimento de obrigações financeiras.

5. Venda de Ativos: Os retornos da companhia dependem da capacidade de renovar frequentemente sua base de ativos, o que exige acesso a ativos com preços atraentes e liquidez de mercado na revenda. A garantia desses fatores não é absoluta.

Matéria escrita com auxílio de ferramentas de inteligência artificial.

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