O Mercado Pago anunciou nesta segunda-feira (26) que zerou o spread cambial nas compras internacionais no cartão de crédito da empresa, após o aumento da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 1,10% para 3,50%.
O spread cambial nada mais é do que a diferença entre a cotação à vista da moeda estrangeira e o valor efetivamente cobrado pelas instituições financeiras na conversão em operações internacionais.
Com isso, o usuário do Mercado Pago passa a pagar apenas a cotação à vista da moeda e o IOF, sem custos adicionais do banco digital. A iniciativa utilizará a taxa diária definida pelo braço financeiro do Mercado Livre.
Em nota, o banco digital do Mercado Livre (MELI34) afirmou que a decisão tem como objetivo garantir mais economia aos clientes diante do aumento do imposto.
Como a mudança no IOF vai afetar as suas viagens para fora do Brasil
O aumento do IOF afetará diretamente todos os custos que os turistas brasileiros têm fora do país, já que incide sobre todas as operações de câmbio — seja em dinheiro em espécie, cartão de crédito ou até mesmo contas em moedas estrangeiras.
Por esse motivo, a mudança anunciada pela Receita Federal vai impactar significativamente o planejamento — e, sobretudo, o orçamento — dos viajantes.
O IOF para as operações de câmbio terá alíquota única de 3,50%, válida para a maioria dos casos, um patamar mais elevado do que o que vinha sendo praticado até então.
Na prática, isso significa que comprar dólar, euro e outras moedas estrangeiras vai ficar mais caro. Para entender mais sobre como isso pode impactar nas suas viagens, leia nossa reportagem completa neste link.
Acesso todas as Notícias