Pular para o conteúdo

Focus volta a subir a projeção para o IPCA e inflação acima da meta deixa espaço para buscar retornos reais de 8,36% ao ano

Continua após a publicidade



Após seis semanas consecutivas de queda nas projeções do IPCA, na última segunda-feira (26) o Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, registrou alta nas expectativas para a inflação

Nos dados apresentados esta semana, houve um aumento de 0,02 pontos percentuais na projeção do IPCA para o fim de 2025 de 4,55% para 4,57%.

Assim, a inflação projetada segue acima do limite da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional, com centro em 3% e teto em 4,5%. 

Ou seja, o IPCA esperado para 2025 ainda representa um desafio para o controle da economia. 

Por outro lado, para investidores atentos, este cenário econômico pode apresentar oportunidades relevantes.

Lais Costa, analista de renda fixa da Empiricus Research, identificou 3 ativos que podem “surfar” esta alta nas expectativas de juros.

3 ativos que podem se beneficiar da alta nas projeções do IPCA

Os dados correntes mostram que a inflação continua pressionando as famílias brasileiras. 

O IPCA-15 — a prévia da inflação de maio — subiu 0,36%. Os números indicam que a trajetória de desaceleração nos preços ainda não se materializou no cotidiano da população.

Essa resistência da inflação ao longo dos primeiros meses do ano leva o Banco Central a manter a taxa Selic em um patamar elevado. 

Atualmente, os juros básicos da economia estão em 14,75% ao ano, justamente para conter a disseminação dos reajustes de preços e ancorar as expectativas para o futuro. 

Diante desses dados, o mercado também ajusta suas expectativas para a inflação no futuro. 

Essa combinação de inflação projetada acima da meta e Selic elevada cria um ambiente propício para quem busca rentabilidade superior à média e segurança.

Afinal, é justamente sobre essas expectativas que o mercado precifica os ativos. E, enquanto a inflação projetada permanecer acima da meta, os emissores de títulos precisam oferecer prêmios maiores para atrair investidores. 

Isso abre espaço para oportunidades na renda fixa e os ativos com retornos atrelados ao IPCA, ganham destaque por: 

  • Oferecer a possibilidade de preservar o poder de compra;
  • Uma taxa prefixada atrativa; e  
  • Serem isentos de Imposto de Renda.

Segundo Lais Costa, neste momento, 3 títulos de renda fixa se destacam com a possibilidade de oferecer ao investidor retornos reais de até 8,36%, isento de IR.

Estes três títulos foram recomendados pela analista em uma carteira cujo o principal objetivo é aproveitar as oportunidades geradas por este cenário de inflação persistente e juros altos. 

A boa notícia é que você pode ter acesso a este relatório completo de forma 100% gratuita

Gratuito: veja como ter acesso a carteira de renda fixa ‘turbinada’

A rentabilidade líquida de até 8,36% ao ano chama atenção. Contudo, este ativo não é o único recomendado pela analista da Empiricus. Veja só: 

image 4
Fonte: Empiricus Research

E como disse anteriormente, você pode acessar todo esse conteúdo de forma gratuita. Isso porque, o Seu Dinheiro está oferecendo como cortesia o relatório com os 3 títulos que são oportunidades estratégicas para compor a carteira hoje.

Mas não é só isso. Além da carteira com os títulos que podem “surfar” a alta da projeção para o IPCA, você pode ter acesso gratuito a:

  • Seleção semanal de títulos com os melhores potenciais retornos do momento;
  • Relatórios sobre o cenário macroeconômico; e 
  • Cobertura especial sobre renda fixa. 

Tudo isso de forma gratuita e sem compromisso. Para acessar, basta clicar neste link ou no botão abaixo e seguir as instruções.

Acesso todas as Notícias

Continua após a publicidade



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *