Eu não tenho Instagram, não acompanho o dia-a-dia das celebridades e acho isso uma enorme perda de tempo – me desculpe a sinceridade. Mas até eu fui impactado pelo tal do Labubu recentemente.
Em questão de horas eu me deparei com uma série de manchetes nos jornais de finanças falando sobre o bonequinho chinês que virou febre no mundo inteiro.
Mas a manchete que realmente chamou a minha atenção era uma que dizia assim: empresa que fabrica o Labubu supera o valor de mercado da Vale (VALE3)!
Como assim, superou uma das maiores mineradoras do mundo?
Sucesso de vendas
A Pop Mart, a fabricante dos Labubu, atingiu um valor de mercado de US$ 45 bilhões depois de suas ações subirem quase +600% em um ano – a valorização supera os 1.000% desde o início de 2024. E o motivo tem tudo a ver com os bonequinhos.
As vendas dispararam e a receita da companhia dobrou em 2024. Mas será que isso justifica um valor de mercado maior que o da Vale?
Para entender melhor, precisamos fazer algumas continhas: a Pop Mart teve um lucro de US$ 440 milhões em 2024, e como a companhia está avaliada em US$ 45 bilhões neste momento, estamos falando de um múltiplo de 100 vezes lucros!
Tudo bem, o sucesso tem sido tão grande que o mercado já espera que o lucro aumente para US$ 880 milhões em 2025 e US$ 1,2 bilhão em 2026. Com base nessas expectativas, o múltiplo cai para 51x lucros considerando o lucro deste ano e 37,5x lucros com base no resultado do ano que vem.
Mas mesmo com números um pouco mais palatáveis, ainda estamos falando de um valuation bastante esticado.
Agora vamos comparar com os números da Vale: mesmo valendo menos, a mineradora lucrou US$ 6,7 bilhões em 2024, ou seja, 15 vezes mais que a Pop Mart!
Como você já sabe, se uma empresa vale quase a mesma coisa que a outra mas lucra muito mais, isso significa que ela também é bem mais barata.
De fato, VALE3 negocia pelo equivalente a 6,5 vezes seus lucros e ainda paga cerca de 9% em dividendos, contra menos de 1% da Pop Mart.
Tudo tem preço
Você pode até gostar do Labubu e ser um grande fã da empresa chinesa. Mas por 50x lucros, podemos dizer que as ações da Pop Mart estão tão na moda quanto os seus bonequinhos, e uma ação na moda na maioria das vezes é um sinal de alerta, e não de oportunidade!
Sim, pode até acontecer de o Labubu virar um ícone atemporal, com décadas de vendas crescentes. Contudo, por 50x lucros essa aposta nada óbvia me parece cara demais.
Não estou dizendo que Vale vai subir mais que Pop Mart nas próximas semanas ou meses. Mas se fosse para colocar o meu suado dinheirinho em uma delas, certamente escolheria a mineradora, porque eu ainda acredito que, no longo prazo, as ações deveriam acompanhar o fundamento das empresas.
E se as ações eventualmente atropelam os fundamentos e sobem muito mais do que os resultados, em algum momento são as ações que têm grandes chances de serem atropeladas.
Como você já deve ter entendido, eu não recomendo as ações da Pop Mart, mas se estiver interessado em uma empresa com valuation atrativo e ótimos dividendos, a Vale tem presença garantida na série Vacas Leiteiras.
Um abraço e até a próxima semana!
Ruy
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