Continua após a publicidade
A revista especializada Wine Spectator não premia apenas os melhores vinhos do mundo. Ela dá sua devida atenção também aos restaurantes responsáveis por servir essas bebidas. Aqueles cujas cartas de vinhos têm uma “seleção interessante”, são apropriadas ao menu gastronômico e agradam a diferentes paladares são premiados no Restaurant Awards.
A lista é extensiva: são mais de 3.800 premiados em mais de 70 países desde que a Wine Spectator começou a fazer a seleção em 1981.
Entre eles, existem 11 brasileiros reconhecidos como os melhores restaurantes para tomar vinho. Eles têm diferentes culinárias e estão localizados em regiões diferentes do Brasil.
Veja a lista dos estabelecimentos brasileiros premiados pela Wine Spectator:
- Giuseppe Grill Leblon — Rio de Janeiro
- Fogo de Chão (oito unidades diferentes foram premiadas) — São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro
- Le Jardin — São Paulo
- Barbacoa Churrascaria — São Paulo
- Tuju — São Paulo
- NB Steak — São Paulo
- Maremonti — São Paulo
- IVV Swinebar — Brasília
- Primrose — Gramado
- 1929 Trattoria Moderna — Goiânia
- Íz Restaurante — Goiânia
LEIA TAMBÉM: Para estar bem-informado sobre viagens, estilo, tecnologia, esporte e bem-estar, veja como receber a newsletter de Lifestyle do Seu Dinheiro
Como funciona a seleção de bons restaurantes para tomar vinho
Os restaurantes premiados são divididos em três categorias diferentes:
- Award of Excellence: a categoria de base do prêmio exige que os estabelecimentos tenham cartas de vinho com no mínimo 90 rótulos, vindos de vinícolas de qualidade. “Sejam compactas ou extensas, focadas ou diversificadas, essas cartas oferecem opções suficientes para satisfazer os apreciadores de vinho mais exigentes”, escrevem os avaliadores.
- Best of Award of Excellence: tipicamente com mais de 350 rótulos na carta, esses restaurantes tem uma seleção de vinhos de diversos terroirs e demonstram um forte comprometimento tanto na adega quanto nos serviços de hospitalidade.
- Grand Award: restaurantes com mais de mil vinhos disponíveis para os clientes e que oferecem o mais alto nível de serviço.
Para atingir o nível máximo de reconhecimento, através do Grand Award, os estabelecimentos precisam passar por um processo de inspeção bem rigoroso.
Nos 44 anos de existência do prêmio, apenas 97 lugares receberam essa distinção.
A apresentação criativa dos pratos, o serviço ao consumidor de alta qualidade, o conhecimento sobre a carta de vinhos e as condições da adega também são critérios levados em consideração.
Veja os três novos restaurantes premiados com o Grand Award em 2025.
Acesso todas as Notícias
Continua após a publicidade