Continua após a publicidade
Essa é uma foto da carteira da série Vacas Leiteiras, tirada enquanto escrevia esta coluna na tarde desta quinta-feira (10).
Enquanto muitas ações do Ibovespa derretiam com as ameaças tarifárias de Donald Trump ao Brasil, o setor de mineração e siderurgia andou na direção oposta.
Um dos motivos é que a tarifação maluca de Trump tem impacto limitado ou nulo sobre o setor. A Vale exporta bem pouco aos Estados Unidos, e como o minério de ferro é uma commodity bastante líquida, ela pode facilmente redirecionar essa parcela para outros países.
A Gerdau é outra que está na carteira e subiu no pregão de ontem. Além de não exportar para os Estados Unidos, ela tem fábricas por lá, e no limite pode até ser beneficiada por essa decisão (eu falei sobre isso nessa coluna recente).
No entanto, nada disso explica a forte alta mostrada na tabela. Em partes, ela pode ser justificada pela sinalização de líderes chineses de reduzir a sobreoferta de aço local, o que inclusive ajudou o minério de ferro a se reaproximar dos US$ 100 a tonelada.
Mas, acredito que há um outro fator estratégico para os fundos que pode ter influenciado: depois de muito tempo escanteadas por conta do mau humor com a China, essas duas ações estão voltando a chamar a atenção justamente porque, após a forte alta dos papéis ligados à economia doméstica, parte do mercado começa a buscar nomes que ficaram para trás e que estejam menos expostos às instabilidades do presidente norte-americano ou até mesmo do imprevisível cenário político-econômico brasileiro.
Some a isso o valuation muito barato de 4x ebitda de cada uma delas, as receitas dolarizadas, poucos fundos comprados nas teses no momento e uma possível redução da sobreoferta de aço na China e temos duas candidatas para trazer diversificação a qualquer portfólio.
É por isso que a Gerdau faz parte do Vacas e da Carteira Mensal de Dividendos, e sua alta de +5% em julho tem ajudado bastante na performance no mês até aqui. Se quiser conferir a carteira mensal completa de forma gratuita, deixo aqui o convite.
Um abraço e até a próxima semana!
Ruy
Acesso todas as Notícias
Continua após a publicidade