Pular para o conteúdo

Petrobras (PETR4) anuncia descoberta de petróleo de excelente qualidade na Bacia de Santos

Continua após a publicidade



A Petrobras (PETR4) pode se considerar extremamente sortuda após identificar a presença de petróleo na Bacia de Santos.

O anúncio foi realizado nesta sexta-feira (9). Em comunicado, a Petrobras afirma que o óleo no poço é de excelente qualidade e sem contaminantes, localizado em poço exploratório no bloco Aram.

O poço 3-BRSA-1396 D-SPS está situado a 248 quilômetros de Santos, em São Paulo, em profundidade de 1.952 metros.

O achado faz parte do Plano de Avaliação de Descoberta (PAD) e ainda terá mais dois poços perfurados, com realização de teste de formação.

“O consórcio dará início às análises laboratoriais para caracterizar as condições dos reservatórios e fluidos encontrados, que permitirão avaliar o potencial da área”, explicou a Petrobras em nota.

O consórcio que explora o bloco de Aram desde 2020 tem a Petrobras como operadora, com 80% do empreendimento, e a CNPC como parceira, com os 20% restantes. As empresas têm até 2027 para concluir o PAD.

Aram é explorado sob o regime de partilha, em que a Pré-Sal Petróleo (PPSA) é a gestora.

Petrobras avança em processo para ‘novo pré-sal’ na Foz do Amazonas

A descoberta da Petrobras se junta a outros potenciais mananciais de petróleo. O “novo pré-sal”, localizado na região da Bacia da Foz do Amazonas, vem sendo uma das preocupações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que visitou a região.

Apesar de a operação ainda ser alvo de negociações com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a estatal avançou no processo de licenciamento ambiental no começo de abril.

A Bacia da Foz do Rio Amazonas é considerada a mais promissora para descobertas de petróleo em toda a Margem Equatorial brasileira, região que vai do Rio Grande do Norte ao Amapá.

O local tem grande potencial para a abertura de uma nova fronteira exploratória no Brasil, mas também enfrenta enormes desafios socioambientais.

A Petrobras estima que, até 2028, deve investir R$ 3,1 bilhões na exploração e produção de petróleo na Margem Equatorial, com a perfuração de 16 poços.

Acesso todas as Notícias

Continua após a publicidade



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *