Warren Buffett, uma lenda dos investimentos de 94 anos, tem se mantido em silêncio sobre os últimos acontecimentos que abalaram o mercado financeiro global.
Com isso, a reunião anual dos acionistas da Berkshire Hathaway, que acontece neste fim de semana, dias 3 e 4 de maio, ganha um tempero a mais diante da possibilidade de o evento ser a primeira oportunidade dos investidores descobrirem o que o “Oráculo de Omaha” pensa sobre as tarifas de Donald Trump e a economia dos Estados Unidos.
O encontro deste ano marca o 60º aniversário da liderança de Buffett na empresa e é o segundo sem o sócio de longa data, Charlie Munger, que faleceu no final de 2023.
A reunião deste ano acontece em um momento de incerteza nos mercados globais. Embora as tarifas de importação de Trump estejam pausadas, ainda não se tem clareza sobre o que acontecerá quando os 90 dias de suspensão acabarem.
Além disso, a guerra comercial travada com Xi Jinping segue em andamento, com a Casa Branca sinalizando negociações com o gigante asiático, enquanto a China tem negado tais discussões.
Economistas de Wall Street alertam sobre a possibilidade de uma recessão iminente nos Estados Unidos, que dá cada vez mais sinais de enfraquecimento econômico.
Caixa cheio e apostas vazias
Embora Buffett mantenha-se em silêncio, suas ações podem dar algum indício do que o lendário investidor pensa sobre o momento atual dos EUA.
A holding de Buffett, Berkshire Hathaway, vendeu mais ações do que comprou durante nove trimestres consecutivos, desfazendo-se de mais de US$ 134 bilhões em 2024. Isso aconteceu por meio de reduções de posição nas duas maiores participações acionárias da Berkshire: Apple e Bank of America.
Como resultado dessas vendas, em dezembro, o caixa da Berkshire somava um novo recorde, de US$ 334,2 bilhões.
Acionistas querem saber se o maior investidor do mundo aproveitou a queda do mercado em abril para buscar pechinchas e preparar o terreno para novos negócios, diz a CNBC.
Embora Buffett não faça previsões sobre o mercado a curto prazo, quaisquer sinais de opinião sobre a economia americana não passarão despercebidos.
Warren Buffett + balanço da Berkshire Hathaway
O “Oráculo de Omaha” fará comentários introdutórios na abertura do encontro no sábado, e seguirá para o painel de perguntas e respostas que tem horas de duração.
Além disso, o balanço do primeiro trimestre da Berkshire Hathaway está previsto para ser divulgado também na manhã de sábado.
O documento mostrará as principais participações acionárias do conglomerado no início do ano, o que pode dar aos investidores uma pista sobre a expectativa de Buffett para os próximos meses.
Acesso todas as Notícias