Pular para o conteúdo

Sinal vermelho em Ibiza: governo espanhol determina restrições para carros de turistas; entenda

Continua após a publicidade



Falar de Ibiza é falar de luxo, de iates e festas. Mas também é falar de turismo de massa, invariavelmente. Para você ter uma noção, a popular ilha espanhola tem apenas 160 mil habitantes, mas recebe mais de 3 milhões de turistas por ano.  

E esse alto número de visitantes é acompanhado por um alto número de veículos, que deixam a ilha caótica e propícia a engarrafamentos. Em 20 anos, o número de automóveis na região quadruplicou, indo de 51 mil em 2002 para 207 mil em 2022.

Por isso, nessa temporada de meio de ano, o verão europeu, o governo local decidiu estabelecer um limite para os carros e caravanas de turistas no destino.  

Entre os dias 1º de junho e 30 de setembro, só serão permitidos até 20.168 veículos de visitantes em Ibiza. 

Desse número, apenas 16 mil poderão ser carros alugados. Os outros 4.108 devem ser de visitantes — vindos dos portos de Barcelona, Valência, Dénia ou Palma — que querem desembarcar com seus próprios carros na ilha. Estes devem pagar 1 euro por dia pela licença. 

Já quem estiver em uma caravana (ou motorhome) deverá comprovar que tem uma reserva em um camping. Não será permitido estacionar e acampar em locais não autorizados.

ADIA, MAS (AINDA) NÃO CAI

Por ora, motocicletas não têm nenhuma restrição para circular na ilha. 

ibiza noite verão turismo espanha ilha
Ibiza à noite.

Afinal, é bom alugar um carro para circular em Ibiza?

O aluguel de carro é uma prática comum para quem viaja até Ibiza. Nesse sentido, é preciso reconhecer que ter o próprio veículo facilita o deslocamento para as diferentes praias e pode até ficar mais barato do que chamar um táxi ou carro de aplicativo para todas as ocasiões. 

No entanto, Ibiza é bem servida de opções alternativas de transporte. Portanto, não é essencial estar sob quatro rodas para se locomover dentro da ilha. 

O que esperar dos outros destinos das Ilhas Baleares, como Mallorca?

As Ilhas Baleares — que incluem Maiorca, Ibiza, Minorca e Formentera — são responsáveis por 20% do fluxo turístico para Espanha todos os anos. 

Em Formentera, que fica a 30 minutos de barco de Ibiza, já existe uma restrição para veículos de turistas durante o verão. Todos os visitantes devem adquirir uma licença especial que custa 6 euros por dia, quer estejam com os carros próprios ou com alugados.

Nesse período entre junho e setembro, quadriciclos, caravanas e motorhomes não são permitidos na ilha.

A expectativa é de que Maiorca logo implemente uma diretriz parecida, dando preferência para os veículos elétricos. 

A Espanha na luta contra o overtourism

A Espanha como um todo tem sido palco de diversas medidas anti-overtourism.

Recentemente, o país viu protestos de moradores e aumentou as taxas na Catalunha, determinou limites de números de visitantes nas Ilhas Canárias, implementou multas para vestimentas inadequadas na cidade de Málaga e até estabeleceu regras para o consumo de álcool em Ibiza e em Maiorca.

A quantidade de turistas que chegam ao país todos os anos só aumenta. Até 2040, a projeção é que a Espanha supere a França e se torne o país mais visitado do mundo, segundo pesquisa do Google e da Deloitte. 

Na segunda quinzena de maio, o governo espanhol determinou a remoção de mais de 65 mil propriedades de aluguel de curta temporada da plataforma Airbnb, em locais como Madrid, Andaluzia e Barcelona. 

* Com informações da Euro News.

Acesso todas as Notícias

Continua após a publicidade



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *