O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vem arrastando o prazo para que a empresa chinesa ByteDance venda as operações do TikTok no país. Neste mês, o republicano chegou a estender pela terceira vez a data limite para a transação.
Porém, de acordo com Trump, a operação está a caminho de sair do papel. Ele afirmou neste domingo (29), em entrevista à Fox News, que já há um grupo de “pessoas muito ricas” dispostas a adquirir a plataforma.
“Conto para vocês em cerca de duas semanas”, brincou.
Porém, a venda não depende apenas do presidente norte-americano. O governo chinês ainda precisa aprovar a transação.
Ainda assim, na visão de Trump, o presidente Xi Jinping provavelmente vai dar o sinal verde. Ele afirmou que vem se dando bem com a China.
Com o novo prazo definido pelo republicano, a ByteDance precisa chegar a um acordo até 17 de setembro para evitar um banimento no país.
Vale lembrar que o impasse é devido a uma lei sancionada pelo ex-presidente Joe Biden, em abril de 2024. A norma define que a dona do TikTok ameaça a segurança nacional dos EUA e, por isso, deve vender as operações no país.
TikTok no meio da guerra tarifária de Trump
Essa não é a primeira vez que a venda do TikTok parece estar a caminho de sair do papel. Em abril, a decisão sobre a operação estava em estágios avançados e, segundo informações da Reuters, já teria sido praticamente finalizada.
Porém, com o anúncio das tarifas de Trump, o governo de Xi Jinping deixou a mesa de negociações em retaliação.
Apesar das taxações terem gerado um atrito entre as duas potências e iniciado uma guerra tarifária, o republicano reforçou, neste domingo, a importância dos impostos para a relação entre os Estados Unidos e a China.
Durante a entrevista, Trump chegou a dizer que “a China ainda vai pagar muitas tarifas”.
Acesso todas as Notícias