Continua após a publicidade
O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, havia prometido divulgar nesta quarta-feira (9) algo relacionado ao comércio com pelo menos sete países. E eis que cumpriu sua promessa, e do jeito clássico: usando a rede social Truth Social.
Ele publicou, em seu perfil, as cartas que enviou a seis países informando as novas alíquotas.
Foram as seguintes:
- taxa de 20% sobre todos os produtos filipinos enviados ao país, separadamente de todas as tarifas setoriais
- alíquotas comerciais de 25% para Brunei e Moldávia;
- E taxas de 30% para Líbia, Iraque e Argélia.
As taxas passarão a vale a partir do dia 1º de agosto deste ano, conforme mostram as cartas assinadas por Trump.
O presidente norte-americano disse que o objetivo das alíquotas é afastar os déficits comerciais “de longo prazo e muito persistentes”.
“Esse déficit é uma grande ameaça à nossa economia e, de fato, à nossa segurança nacional!”, afirmou Trump nas cartas. “Nossa relação tem sido, infelizmente, longe de recíproca.”
Os textos ponderam que, se os países taxados abrirem seus Mercados Comerciais e eliminarem suas Políticas Tarifárias e Não Tarifárias, bem como suas Barreiras Comerciais, os EUA podem considerar um ajuste nas medidas.
“Essas tarifas podem ser modificadas, para mais ou para menos, dependendo de nossa relação com o seu país. Você nunca se decepcionará com os Estados Unidos da América”, disse.
É possível que novas taxações sejam anunciadas ainda hoje à tarde. Vamos aguardar.
Na véspera, Trump já havia anunciado tarifas a 14 parceiros comerciais, taxado o cobre importado em 50% e dito que vinha mais por aí — incluindo uma tributação mais pesada sobre o setor farmacêutico.
* Com informações do Money Times
Acesso todas as Notícias
Continua após a publicidade