“Ou haverá paz ou haverá tragédia para o Irã”, disse o presidente norte-americano, Donald Trump, no primeiro pronunciamento televisionado após os ataques dos EUA a três instalações nucleares iranianas.
O republicano pediu que Teerã interrompa os ataques dos últimos oitos dias e ameaçou continuar a ofensiva ao lado de Israel caso o regime iraniano não se renda.
“Hoje foi o dia mais difícil de todos e o mais letal. Se a paz não chegar, vamos continuar atacando com precisão, habilidade e velocidade. Fizemos hoje algo que nenhum outro países poderia ter feito”, disse Trump.
O presidente norte-americano disse que o ataque dos EUA às três instalações nucleares iranianas foi “de alta precisão com o objetivo de destruir a capacidade nuclear iraniana para que o Irã deixe de ser uma ameaça nuclear e ao terror”. “Foi um grande sucesso”, afirmou.
“Eles vão ter que aceitar a paz. Durante 40 anos, o Irã repete ‘morte os EUA e a Israel’. Estamos quebrando suas pernas com esses ataques de hoje, em defesa de milhares de pessoas no Irã e no Oriente Médio e contra um regime que alimenta o ódio. Eu havia dito que não permitira que isso continuasse e não deixei”, acrescentou.
Netanyahu parabeniza os EUA pelos ataques ao Irã
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, se pronunciou minutos antes de Trump falar sobre os ataques dos EUA ao Irã — a primeira ofensiva norte-americana direta ao país em 45 anos.
“Os EUA agiram com muita força nesta noite”, disse Netanyahu, acrescentando que ele e o povo de Israel agradecem ao presidente norte-americano.
Netanyahu afirmou ainda que ele e Trump frequentemente dizem “paz através da força”, no contexto em que “primeiro vem a força, depois vem a paz”.
Em vídeo junto ao post, o primeiro-ministro israelens disse ainda que “Trump agiu para derrubar o país mais perigoso e suas armas mais perigosas”.
Segundo ele, os ataques norte-americanos podem levar o mundo a um “futuro de prosperidade e paz”.
Um ataque para entrar na história
O conflito entre Israel começou no último dia 13, mas a data que entrará para a história é o sábado, 21 de junho.
Nesta noite, em tom de comemoração, Trump publicou na rede Truth Social que concluiu o “ataque bem-sucedido” às três instalações nucleares no Irã, incluindo Fordow, Natanz e Esfahan.
“Todos os aviões estão agora fora do espaço aéreo iraniano”, disse.
Segundo o presidente norte-americano, uma “carga completa de bombas” foi lançada na instalação principal, Fordow.
- A usina de Fordow está localizada em uma região montanhosa e profunda, entre 80 e 90 metros para dentro da terra. Apenas os EUA tinham bombas capazes de perfurar o solo nesta profundidade e explodir, eliminando as centrífugas de enriquecimento de urânio. A comunidade internacional temia que um ataque como esse gerasse um vazamento radioativo.
“Todos os aviões estão em segurança a caminho de casa. Parabéns aos nossos grandes guerreiros norte-americanos. Não há outro exército no mundo que pudesse ter feito isso. Agora é a hora da paz! Agradecemos a sua atenção a este assunto”, finalizou Trump no post.
Acesso todas as Notícias