Pular para o conteúdo

Caiu na malha fina do imposto de renda? Veja como regularizar a situação

Continua após a publicidade



Um dos maiores medos daqueles que precisam entregar a sua declaração do imposto de renda é acabar sendo pego no procedimento de análise da Receita Federal, a temida malha fina. Isso ocorre quando alguma informação contida na declaração não bate com as informações do banco de dados do Leão.

O sistema eletrônico compara as informações entregues com outros dados, como aqueles que são enviados pelo seu empregador, os médicos que te atenderam e outras pessoas e empresas que possam ter feito pagamentos a você ou recebido recursos de você no ano anterior. Os erros mais comuns estão justamente na discriminação de rendimentos e no lançamento dos gastos dedutíveis.

Após a transmissão da sua declaração, o processo de averiguação é iniciado e já é possível verificar se existem pendências 24 horas após a entrega.

Para consultar a situação de sua declaração do imposto de renda 2025, acesse o serviço Meu Imposto de Renda, no portal e-CAC da Receita Federal.

Lá, o contribuinte consegue verificar eventuais pendências e descobrir a melhor forma para solucionar o problema. Vai aparecer que a declaração tem pendências de malha, e uma indicação (ainda que às vezes um pouco vaga) de qual seria o problema.

Em caso de problemas com a sua declaração, o prazo para a regularização das informações é dado pela notificação oficial da Receita.

Declaração incorreta retida na malha fina

Se de fato a sua declaração tiver dados incorretos ou incompletos, você deverá retificá-la, corrigindo os erros e acrescentando as informações omitidas.

Caso a declaração já esteja em processo de ofício, não será possível realizar a retificação. Neste caso, uma mensagem de impedimento será exibida na tela, e você precisará aguardar uma notificação oficial para se dirigir até uma unidade da Receita Federal.

Declaração correta retida na malha fina

Se a declaração cair na malha fina, não tiver erros nem omissões e você tiver toda a documentação comprobatória das informações prestadas à Receita, existem algumas situações possíveis.

Quando você entrega a sua declaração antes do fim do prazo e o sistema acusa pendências de malha, o melhor é aguardar até o fim do prazo, pois a pendência pode se dever apenas ao fato de que a outra parte (fonte pagadora ou recebedora de algum rendimento, por exemplo) ainda não entregou a declaração dela. Assim, é possível que até o término do prazo, essas pendências deixem de existir.

Se após o fim do prazo de entrega da declaração você ainda tiver pendências de malha, o serviço Meu Imposto de Renda já permite, hoje em dia, que você abra um procedimento para enviar seus comprovantes por ali mesmo.

As outras opções são aguardar o Termo de Intimação ou a Notificação de Lançamento da Secretaria Especial da Receita Federal; ou agendar um atendimento em uma unidade da Receita Federal.

  • E MAIS: Alta nas projeções para o IPCA em 2025 abre oportunidades para o investidor buscar retornos reais de 8,36% ao ano; confira recomendações

Quais documentos guardar após enviar a declaração de imposto de renda 2025

  • Informes de rendimentos de empregadores;
  • Comprovantes de recebimento de aposentadorias;
  • Informes de rendimentos de instituições financeiras;
  • Recibos e notas fiscais de serviços de saúde;
  • Recibos e notas fiscais de despesas com educação;
  • Comprovantes de pagamento e/ou recebimento de aluguel;
  • Comprovantes de obras e reformas em imóveis;
  • Comprovantes de pagamento de imposto/DARF;
  • Recibo da declaração do imposto de renda;
  • Escrituras e comprovantes de ganho de capital.

Saiba por quanto tempo guardar essa documentação depois de entregar a declaração de imposto de renda 2025.

Acesso todas as Notícias

Continua após a publicidade



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *